Meu bebê engasgou, e agora?

A nana neném (e eu pessoalmente também) entende que a família e o bebê estão seguros quando os pais e os cuidadores estão bem orientados e sabem qual a melhor coisa a fazer em cada situação nova, seja na amamentação, seja do banho do bebê ou seja em situações de risco.

Por isso, desde o meu tempo de assistência ao recém-nascido, quando eu trabalhava em berçário, tirava uma hora do meu plantão para passar de quarto em quarto, um dia antes da alta hospitalar, explicando para os pais o que fazer se o bebê deles engasgar.

Passei por inúmeras situações – desde pais que agradeciam muito e prestavam muita atenção na orientação, até pais que reclamavam para a supervisão porque a orientação tinha deixado a família mais ansiosa diante da situação de risco. Eu andava pelo corredor do andar com uma boneca no colo, para demonstrar a manobra, e aconteceu até de o segurança do andar me abordar achando que eu estava circulando com um bebê por aí, fora do procedimento do hospital (que era andar com o bebê no berço, utilizando um palm para rastreabilidade da pulseira de identificação).

Acontece que até hoje a manobra de desengasgo faz parte do meu “pacote” de orientações para as famílias, porque eu penso que, diante de uma situação de risco como essa, saber o que fazer pode salvar a vida do bebê.

Foi feito um levantamento nos Estados Unidos, que mostrou que de 2001 a 2009 cerca de 112 mil crianças de 0 a 14 anos passaram por hospitais após engasgar com alimentos, o que resulta em 34 casos por dia. As crianças com menos de 1 ano resultam em 38% desses atendimentos. Aqui no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, as crianãs de 1 a 3 anos estão mais vulneráveis a esse tipo de ocorrência, que acontece geralmente pela ingestão de balas, carnes, ossos e brinquedos inadequados para faixa etária.

Para os menores de 1 ano, o mais comum é engasgar com líquidos. Como o bebê tem um mecanismo de proteção nas vias aéreas, ele vai tossir para tentar expulsar o gole que foi pelo “caminho” errado, então, dificilmente o bebê ficará com as vias aéreas obstruídas por muito tempo.

Algumas dicas pra você diminuir a chance do seu bebê engasgar:

  • Amamente em um lugar tranquilo, para que o bebê não sugue o peito com ansiedade
  • Depois da mamada, deixe o bebê em pé no colo por cerca de 15 minutos – pode ser que ele não arrote, mas só de deixar nessa posição você já diminui as chances do leite voltar

Se você achar que o bebê engasgou, mas ele está tossindo ou chorando, mantenha a calma e aguarde. A tosse e o choro são sinais de que as vias aéreas estão livres, então ele mesmo vai se ajeitar com esse reflexo fisiológico. Preste atenção na tosse e na respiração e aguarde.

Agora, se o bebê realmente estiver engasgado, sem tossir, é preciso que você aja rapidamente e com segurança, fazendo o que chamamos de manobra de Heimlich:

  1. Sente-se e coloque o bebê de barriga pra baixo sobre suas coxas, com a cabeça voltada para seu joelhos;
  2. Segure-o por baixo, mantendo o antebraço sob a barriga dele e usando sua mão para sustentar a cabeça, segurando na região do maxilar – aqui, cuidado para sua mão não cobrir a boca e o nariz dele;
  3. Deixe que a cabeça fique mais baixa do que o resto do corpo, porque a foprça da gravidade é uma grande aliada nessa hora;
  4. Com a outra mão, dê 5 tapas firmes, mas não muito fortes, nas costas do bebê, na região entre as escápulas – pense que o pulmão do bebê é uma garrafa pet com uma rolha e você precisa fazer pressão no pulmão, pro ar que está dentro dele empurrar a rolha pra fora e desengasgar o bebê;
  5. Após essa manobra, é provável que o bebê desengasgue e comece a respirar ou a chorar;
  6. Busque ajuda – acione o 193 (Bombeiros), 192 (Samu) ou 190 (Polícia) – todos estão qualificados para prestar socorro.

bebe-engasgado

Lembre-se de que a família está segura quando está bem orientada.

Proteja seu bebê e os bebês dos seu amigos, compartilhando essa informação.

E, caso tenha ficado com dúvidas, entre em contato conosco.

 

Carol

Enfermeira neonatologista

COREN-SP 205.257


Deixe uma resposta