A loucura dos primeiros dias

Passaram os 9 meses… As 38 semanas… O parto…

Na maternidade tudo vai indo bem, ele vem pro quarto a cada 3 horas pra mamar, já chega trocado, de fralda limpinha. Você coloca um pouquinho no peito, ele pega, mama um pouquinho e logo dorme… Dizem que ele tem uma tal de “gordura marrom”, que não vai ter fome agora. Enquanto ele fica no berçário, você aproveita pra descansar.

Seu obstetra te visita, está tudo bem com você. O pediatra passou e disse que está tudo bem com o bebê também. Então a hora chegou, a hora de ir pra casa.

E agora são vocês – você e ele.

Eu costumo falar que é nessa hora que a “brincadeira” começa rsrs… Parece que acontece tudo junto: o peito infla do nada e fica quente, cheio de leite! É a apojadura. O bebê acorda esfomeado e procurando o peito igual um bezerrinho com fome! Ele chora tanto antes das mamadas que você mal consegue trocar a fralda… É difícil, mas você consegue colocar ele no peito. E quando ele pega… Ai… Dói, porque ele está sugando tão forte que formaram bolhas nos seus mamilos… Respira fundo… Relaxa seu ombro… Depois de algumas sugadas a dor vai melhorando…

Algumas dicas super importantes que eu sempre dou pras minhas pacientes nessa hora:

  • Aceite ajuda – você não precisa dar conta de tudo, então tudo bem se sua mãe ou sua sogra quiserem ajudar você e seu companheiro nos primeiros dias. Você só vai conseguir produzir leite em quantidade adequada, se estiver descansada.
  • Confie no seu instinto – Tudo dá certo, confia no seu instinto de mãe, sinta-se segura. Você está fazendo o melhor pro seu bebê.
  • Tem que ser gostoso – Amamentar não pode ser um martírio e você não será menos mãe se não amamentar. Esteja ciente da sua escolha e se respeite, em primeiro lugar. É mágico gerar uma vida e a troca de energia que acontece entre você, seu companheiro e seu bebê é surreal. Então, aproveite esse momento, esqueça os rótulos, se respeite.

Nessas horas, pode ser importante contar com um especialista pra ajudar a “filtrar” tudo que todos vão falar nesse início e clarear melhor a situação.

O importante é manter a calma… E o bom humor.

Resultado de imagem para recem nascido rindo

Carol

Enfermeira neonatologista

COREN-SP 205.257


Deixe uma resposta