Conhecendo o teste do olhinho (reflexo vermelho)

Hoje a Dra. Jessica está de volta, falando sobre o “Teste do Olhinho”.

Desde junho de 2010, o pagamento do “Teste do Olhinho” por todos os planos de saúde é obrigatório, segundo decidiu a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Antes disso, em muitos estados e cidades, o exame foi instituído por lei e é realizado nas maternidades públicas e também particulares até a alta do recém-nascido. O objetivo da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) é que todas as crianças tenham este direito garantido!

A recomendação é que o Teste do Olhinho seja feito pelo pediatra logo que o bebê nasce. Se isto não ocorrer, o exame deve ser feito logo na primeira consulta de acompanhamento. Depois disto, continua sendo importante, nas consultas regulares de avaliação da criança, com a periodicidade definida pelo médico. Se o pediatra encontrar algum problema, vai encaminhar a criança para avaliação do oftalmologista.

 

Conhecendo a visão do bebê:

A visão é uma das principais fontes de estímulo ao desenvolvimento físico e cognitivo a partir dos primeiros momentos de vida.

 

O que é o reflexo vermelho?

O reflexo vermelho é o exame de rastreamento para anormalidades oculares, desde a córnea até o segmento posterior. É uma das formas de detectar alterações visuais, que podem passar despercebidas pela equipe de saúde responsável pelos cuidados ao bebê.

 

Como o exame é realizado?

O exame é feito pelo pediatra, em uma sala escura, usando um aparelho que chama oftalmoscópio. O exame é indolor e o pediatra faz a análise usando uma luz em direção ao olho do bebê.

teste-do-olhinho_3000_l

 

E o resultado?

O exame é considerado normal quando os dois olhos apresentam um reflexo vermelho brilhante. Qualquer alteração não significa uma doença, mas sim a necessidade de avaliação mais detalhada por um oftalmologista.

 

As alterações de visão implicam consequências sociais para a pessoa e para a sociedade. Como a maioria dos problemas são preveníveis ou tratáveis, a Teste do Olhinho é fundamental para prevenção.

 

Dra. Jessica Reginato Staffa

Médica Pediatra

CRM-SP 151.897


Deixe uma resposta